domingo, 12 de junho de 2022

05 IDEIAS DE DECORAÇÃO COM MACRAMÊ

 
05 IDEIAS DE DECORAÇÃO COM MACRAMÊ

O macramê (do árabe makrama “guardanapo” ou “toalha”) é uma técnica de tecelagem manual que consiste no uso de nós originalmente usada para criar franjas e barrados em lençois, cortinas toalhas etc. Mas já faz um tempo que o macramê ganhou espaço em diversos lugares, inclusive em itens decorativos. Já mostramos aqui no blog o uso do macramê em suportes para vasosrede de balanço e até luminárias.

Desta vez, selecionei cinco ideias mais inusitadas para usar macramê na decoração, bóra conferir e se inspirar?

1. Divisória de ambiente (tem o passo a passo no link no final do post – em inglês):


2. Suporte para espelho (também com passo a passo no link no final do post – em inglês). Não parece difícil de fazer, já quero tentar! Imagina o resultado com uma corda colorida?:


3. Prateleira suspensa o macramê transformou uma simples prateleira suspensa em algo incrivelmente lindo, nós por aqui estamos babando até agora:


4. Caminho de mesa (tem o passo a passo no link no final do post – em inglês):


5. Moldura para foto mais uma vez o macramê transformou uma simples moldura num item decorativo lindo:

E aí, qual você mais gostou? Conta pra gente aqui nos comentários ou pelas nossas redes sociais!

Informações/imagens/projetos: wikipedia | 1. a beautiful mess | 2. made in a day | 3. Macrame beautiful (etsy) | 4. a beautiful mess | 5. DuDoArt (etsy).

LANTERNA DECORATIVA COM LATINHA

 

LANTERNA DECORATIVA COM LATINHA

Porta velas ou lanternas são ótimos elementos para decorar um jantar, um aniversário ou casamento. Já mostramos como fazer uma lanterna decorativa com potes de vidro aqui, hoje a gente mostra como reutilizar latinhas de molhos ou conservas para fazer uma decoração com o tema que você quiser!

Materiais:

– Latas vazias;
-primer para metal;
– tinta spray ou acrílica na cor desejada;
– arroz ( ou outro grão com valor mais acessível);
– água;
– fita crepe;
– figura impressa para modelo (só procurar na internet uma figura que lhe agrade);
– martelo;
– prego grande.

Como fazer

1. Remova os rótulos das latinhas, lave e seque completamente cada uma. Para remover o excesso de cola que fica na lata, use uma mistura de um pouco de óleo de cozinha e bicarbonato de sódio. Esfregue com um pano sobre a lata até sair toda a cola.
2. Encha cada lata até a borda com arroz e água, leve ao congelador. Depois de congeladas, as latas não irão amassar ao fazer os furos.


3. Centralize a figura impressa sobre as latas e prenda o papel com a fita crepe. Faça furos martelando um prego no contorno da figura. Depois, retire o arroz congelado de dentro das latas, deixando de molho alguns minutos na água quente.
4. Passe uma camada de primer sobre as latas. Aplique a tinta final após a secagem do primer. Na imagem foi utilizado dourado na parte de dentro e branco na parte de fora. Agora é só colocar velas dentro das latas e fazer a sua decoração!



Se inspire com esses outros modelos de lanternas decorativas feitas com latinhas, logo abaixo!



Imagens do tutorial: A Beautiful Mess.
Outras imagens: Tales From a Happy House | Fine Gardening | FreshIdeen | Craft Foxes.

PORTA CANETAS E PORTA TRECOS COM TUBO DE PAPELÃO

 

PORTA CANETAS E PORTA TRECOS COM TUBO DE PAPELÃO


No último dia 15 foi dia dos professores, e numa singela homenagem postamos no nosso instagram porta canetas e porta trecos feitos com potes de vidro. Foi esse post que me inspirou a compartilhar hoje o passa a passo de um porta trecos feito com tubo de papelão. Esse tipo de tubo pode ser embalagem vazia, canudo de rolo de barbante, ou o que você tiver dando sopa por aí. O legal é reutilizar e colocar a mão na massa! Bóra?

MATERIAIS:
– 1 tubo de papelão
– um pedaço de papelão grosso (para fazer base e topo) e mais fino (para acabamento interno)
– papel estampado / papel de presente (não pode ser muito grosso)
– régua
– fita métrica
– tesoura
– estilete
– cola branca
– lápis

PASSO A PASSO:
Marque no tubo com lápis o tamanho (altura) desejado para seu porta trecos e sua tampa. Neste projeto foi considerado 8 cm para a lata e 4 cm para a tampa. Corte ambas as partes usando o estilete (com tubos muito grossos pode usar uma serra manual). Procure cortar o mais reto possível.

Risque e corte dois círculos com o diâmetro do tubo usando o papelão grosso e uma tira de papelão fino com aproximadamente 4 cm de altura e um pouco maior que a circunferência interna do tubo (use a fita métrica para ter esta medida).

Cole os círculos de papelão no porta trecos e na tampa.

Depois corte dois círculos do papel estampado, aproximadamente 1 cm maior que que o diâmetro do tubo, e cole-os na base do porta trecos e no topo da tampa. Para facilitar a colagem e dar melhor acabamento, picote a sobra de papel conforme imagem abaixo à direita.

Cole o papel no porta trecos e na tampa, deixando aproximadamente 1 cm maior na altura (aqui você também pode picotar a sobra para melhor acabamento, igual imagem abaixo à esquerda).

Por fim, aplique papel na tira de papelão mais fino e cole por dentro do porta trecos, igual imagem abaixo à esquerda.

Prontinho! Super fácil de fazer, não é mesmo? Você também pode fazer sem a parte da tampo, o que deixa o projeto ainda mais fácil.

Abuse das estampas para ter uma mesa organizada e colorida 🙂

Projeto e imagens via: leelah loves.

FAÇA VOCÊ MESMO: LANTERNAS CHINESAS COM LATAS DE ALUMÍNIO

 

FAÇA VOCÊ MESMO: LANTERNAS CHINESAS COM LATAS DE ALUMÍNIO


Hoje vamos compartilhar com vocês um passo a passo muito legal e fácil de fazer, são lanternas chinesas feitas com latinhas de alumínio (de refrigerante, cerveja, suco, etc).

Aproveitando a proximidade do Natal, você pode utilizar esta ideia para decorar a casa com luzes de uma forma diferente. Então, bóra anotar os materiais necessários?

MATERIAIS:

  • Latas de alumínio vazias (a quantidade vai variar de acordo com o comprimento do pisca pisca ou o comprimento que você deseja para o cordão de luz com lanternas)
  • 01 Pisca pisca com lâmpadas led
  • Estilete de precisão (Exemplo: X-acto Knife)
  • Tinta spray (cor de sua preferência)
  • Caneta marcador permanente
  • Elástico de borracha ou de cabelo (para ajudar a marcar a lata)
  • Laços de torção (aqueles que geralmente vem fechando embalagem de pão de forma)

COMO FAZER:

Primeiro passo é lavar bem as latas e enche-las com água, depois coloque-as no freezer durante a noite (calma! as latas não explodirão, pois a abertura na parte superior permite que a água se expanda sem danificar a lata).

Depois de congeladas, retire as latas do freezer e pegue uma luva de forno ou uma toalha para segurá-las, pois estarão muito frias.

Enrole o elástico ao redor da parte superior da lata e contorne o elástico usando o marcador, faça o mesmo ao redor do fundo da lata (ver imagens abaixo).

Segurando a lata com a luva de forno ou toalha, corte com o estilete entre as linhas marcadas. Neste momento a água congelada irá te ajudar, pois ela oferece uma base sólida, garantindo linhas e cortes retos. Faça os cortes por toda circunferência da lata com intervalo de aproximadamente 1 cm entre eles.

Depois é só esperar o gelo derreter e a lata secar.

Com a lata seca, aplique a tinta spray (quantas demãos achar necessário) e deixe secar.

Com a tinta seca, pressione a parte superior e inferior da lata para dobrar. (Obs: Nesta etapa, pode levar algumas tentativas até você pegar o jeito, pois alguns “filetes” podem dobrar para dentro nas primeiras vezes, mas você mesmo pode puxá-los para fora).

Pronto, agora é hora de agregar o pisca pisca ao projeto. Dependendo do comprimento do pisca, insira de 3 a 4 luzes no topo de cada lata e, se necessário, deixe uma luz de fora entre cada lata para espaçamento.

Use os laços de torção para prender o pisca pisca nas latas, garantindo que eles não escapem.

Depois é só instalar seu cordão com lanternas chinesas, conectar na tomada e tcharaaam, está pronto!

Aproveitando a temática de natal, você pode utilizar tinta spray verde, vermelha e dourada, que tal?

Imagens via: craft your happiness.

Caixotes de madeira, aqueles de feira mesmo, possuem potencial incrível para se transformarem em móveis cheios de estilo.

 Caixotes de madeira, aqueles de feira mesmo, possuem potencial incrível para se transformarem em móveis cheios de estilo.


Caixotes de madeira, aqueles de feira mesmo, possuem potencial incrível para se transformarem em móveis cheios de estilo. Você pode conseguir os caixotes por um valor baixo ou até de graça na feira ou sacolão próximos da sua casa, porém é necessário ficar atento na escolha, pois eles são feitos com madeira de baixa qualidade. A gente dá algumas dicas antes de te mostrar um passo a passo para fazer com caixote.

Dicas:
– Na hora de escolher, prefira os modelos mais novos e firmes;
– Antes de iniciar aplicação de qualquer acabamento, lixe toda a superfície do caixote, incluindo os vãos entre as ripas. Por ser rústica, a madeira costuma ter farpas;
– Depois de lixar e antes de pintar, passe um produto anti cupim (você encontra em lojas de material de construção);
– Se for usar na parede, suspenso, atenção na hora de parafusar, a madeira da base pode rachar por ás vezes ser mais fina e frágil.

Agora, que tal 2 funções em 1 só caixote? Banco e sapateira para aquele cantinho vazio no seu quarto:

banco e sapateira 1

Materiais:
– 1 Caixote de feira
– Lixa para madeira (P120)
– Spray colorido
– Enchimento de poliéster
– 2 placas de MDF do tamanho da lateral maior do caixote (uma para o assento e outra para a prateleira)
– 4 rodízios
– Retalho de tecido (com sobra de 10 cm de cada lado da placa de MDF)
– 4 toquinhos de madeira (para apoio da prateleira)
– Parafusos de 2 cm e tachas
– Furadeira-parafusadeira
– Grampeador para tecido e martelo

Passo a passo:
1. Tanto o caixote de feira quanto os toquinhos de madeira devem ser lixados, exceto o MDF. 2. Pinte o MDF e o caixote com o spray. Espere secar e passe outra demão em ambos. 3. Sobre a placa de MDF coloque o enchimento de poliéster que será o assento. Coloque o tecido sobre o enchimento, envolvendo-o por completo. Com o grampeador, pregue o tecido na parte debaixo da placa de MDF e para dar o acabamento, martele tachinhas nas bordas de todo o pano. 4. Prenda o assento no caixote, colocando parafusos nos nas quatro extremidades. Tome cuidado para que eles não cheguem até o enchimento. Vire o caixote ao contrário e parafuse os quatro rodízios. 5. Na parte de dentro do caixote pregue os 4 toquinhos e por fim encaixe a placa de MDF sobre ele.

passo a passo caixote

Gostou? Você pode deixar com a sua cara mudando a cor e a estampa do tecido. As possibilidades são muitas. Confira outras ideias para fazer com 1, 2, 3 ou muitos caixotes de madeira:

caixote 3

caixotes 1_colagem

caixote 2_colagem

caixotes 3_colagem

caixotes 4_colagem

caixotes 5_colagem

Imagem passo a passo: Casa.com.br | Outras imagens e mais ideias no nosso Pinterest.