terça-feira, 27 de março de 2018

Aprenda a usar garrafas pets em jardim vertical

Que tal criar um espaço verde e sustentável em alguma parede esquecida da sua casa ou jardim? Para essa tarefa, o material principal são as garrafas pets, que quando vazias podem ser reaproveitadas de diferentes formas! Vamos ensinar aqui como você pode usar elas para construir um lindo jardim vertical. Ficou interessado? Então continue lendo até o fim para saber como você deve fazer o seu! 

Para essa ideia, você vai precisar de: 

- Garrafas pet de 2 litros limpas e vazias 
- Tesoura ou estilete 
- Prego 
- Alicate 
- Corda de varal, cordoalha, barbante ou arame (se você optar por cordoalhas ou arames, acrescente nessa lista duas arruelas para cada garrafa) 
- Terra 
- Mudinhas de plantas   

E depois seguir esse passo-a-passo: 

1º Corte as garrafas da mesma forma, criando uma janelinha para as plantas crescerem. A distância entre a base da garrafa (o fundo) e a abertura pode ser de 3 cm. Já o comprimento da janelinha pode ser de um palmo.
   

2º Faça dois furos perto das janelinhas de abertura, nas partes inferior e superior. As cordas que prendem as garrafas passarão pelos furos. Essa será a estrutura do seu jardim vertical, por isso é importante utilizar as mesmas medidas para garantir a perfeita simetria. Dica: para furar as garrafas, você pode utilizar um prego quente. Mas lembre-se de segurar o prego com um alicate para evitar acidentes.
 

3º Fure o fundo das garrafas para garantir o escoamento da água.
 

4º Passe a corda pelo furo superior e puxe-a pelo furo da base. Assim as garrafas ficarão presas. Se você utilizar corda ou barbante, basta dar um nó na parte de baixo, bem na altura onde a garrafa deve ficar. Caso utilize arames, coloque as arruelas logo abaixo das garrafas para que elas não escorreguem. 
  

5º Agora é só esticar as cordas e fixá-las na parede. E em seguida, você já pode plantar as mudinhas!
   

Gostou? Agora queremos ver como vai ficar na sua casa! Depois que você terminar seu jardim vertical, nos envie fotos através da nossa página no Facebook: Jardim das Ideias
 

Ilustração e fonte: Marcelo Rosenbaum

Nenhum comentário:

Postar um comentário